ESSE BLOG É O MEU CADERNINHO DE RECEITAS...
COMO SOU CELÍACA ENTÃO TODAS AS RECEITAS NÃO CONTÉM GLÚTEN E ESTÃO AGRUPADAS NOS SEUS RESPECTIVOS MARCADORES LOGO ABAIXO... ENJOY!!!!

SÓ UMA OBSERVAÇÃO... O BLOG É RESULTADO DE UMA "CATANÇA" DE RECEITAS SEM GLÚTEN.. ISSO NÃO SIGNIFICA KE QUE JÁ TENHO TENTADO FAZER TODAS.. PRA QUEM TENTAR.. BOA SORTE...RS

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Biomassa de banana verde

1.Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem.
2.Numa panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água, por 20 minutos.
3.Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas.
4.Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da água da torneira, por exemplo.
5.Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
6.Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar. O produto que sai do processador é a biomassa bruta da polpa.
7.Corte então as extremidades das cascas de banana que sobraram e deixe de molho em água com suco de limão entre 30 e 40 minutos.
8.Agora faça a biomassa que desejar com o processador elétrico

BIOMASSA P (POLPA)

1.Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador.
2.Processe até obter uma pasta bem espessa.
3.Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico hermeticamente fechado na geladeira, onde se conservará por no máximo 8 dias.
4.Pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.

BIOMASSA F (FIBRA)

1.Depois de cozidas, retire as cascas das bananas e coloque-as em uma solução previamente preparada de 1 l de água com o suco de 2 limões.
2.As cascas deverão permanecer nessa solução por um período mínimo de 30 a 40 minutos. Depois poderão passar pelo processador elétrico. O produto resultante é a biomassa de fibra.
3.Para fazer a casca picadinha. repita o processo das etapas 1 e 2. Após o tratamento, segure as cascas empilhadas e corte-as em pedacinhos a seu gosto, com tesoura ou com faca inox, e utilize-as como legume, em viradinhos, farofas, etc.
4.Para seu uso em patês e molhos, é interessante utilizar o processador elétrico. Na falta deste, use máquina de moer carne inoxidável.
5.Se desejar a biomassa de fibra mais encorpada, leve o conteúdo do processador ao fogo até engrossar ao ponto desejado.

DICA: A casca picada conserva-se por mais de 60 dias congelada em vasilhas ou sacos plásticos fechados. Descongeladas, poderão ser refogadas e utilizadas em receitas diversas

BIOMASSA I (INTEGRAL)

1.Coloque a casca de banana verde em uma vasilha com água com limão para tirar o residual da fervura. Não use vinagre, pois escurece a casca. Reserve.
2.Ponha a quantidade desejada de biomassa P ainda quentíssima no processador. Pelo orifício da tampa vá jogando as cascas de banana verde previamente picadas e tratadas na solução de limão.
3.Bata bem até obter uma pasta espessa, homogênea e esverdeada. Se estiver mole, pode voltar com ela ao fogo para engrossar ao ponto desejado

BIOMASSA ESPECIAL DE LEITE OU DE ÁGUA
Obs.: usar KEFIR no lugar do leite.

1.Separe a biomassa bruta P (de polpa), F (de fibra) ou I (integral) na quantidade desejada e coloque em uma panela com o triplo de leite ou de água (receita básica). A quantidade de leite ou de água pode variar conforme a receita.
2.Leve ao fogo mexendo sempre até levantar fervura.
3.Despeje essa mistura no liquidificador e bata até obter uma massa fina e volte com ela ao fogo.
4.Mexa sempre para engrossar no ponto desejado.
5.Tire do fogo e deixe esfriar.
6.E Depois de fria, a biomassa especial pode ser guardada na geladeira em uma vasilha de plástico ou vidro bem tampada por 10 dias. No congelador a durabilidade é de até 60 dias.

Dica: Só faça a biomassa especial de leite para utilização imediata. Caso contrário, prefira a biomassa especial de água

COMO REPROCESSAR A BIOMASSA RETIRADA DO CONGELADOR

1.Coloque a biomassa congelada por 9 minutos na regulagem "descongelar" de microondas.
2.Se possível, retire o invólucro em que foi embrulhada.
3.Ponha a biomassa em uma vasilha refratária junto com 1 xícara (café) de água volte com ela ao microondas, na potência alta, por 2 minutos.
4.Se já descongelou e aqueceu bem, está no ponto certo. Senão, torne a ligar o microondas na potência alta por mais 2 minutos, e assim sucessivamente, até que a biomassa esteja descongelada e bem quente.
5.Só nessas condições poderá ser levada ao liquidificador com 1 xícara (café) de água fervente, ou então ao processador sem a água, até virar uma pasta
6.homogênea.
7.Em ambos os casos, bater bem para obter novamente a biomassa.


Fonte: aqui

Nenhum comentário: