ESSE BLOG É O MEU CADERNINHO DE RECEITAS...
COMO SOU CELÍACA ENTÃO TODAS AS RECEITAS NÃO CONTÉM GLÚTEN E ESTÃO AGRUPADAS NOS SEUS RESPECTIVOS MARCADORES LOGO ABAIXO... ENJOY!!!!

SÓ UMA OBSERVAÇÃO... O BLOG É RESULTADO DE UMA "CATANÇA" DE RECEITAS SEM GLÚTEN.. ISSO NÃO SIGNIFICA KE QUE JÁ TENHO TENTADO FAZER TODAS.. PRA QUEM TENTAR.. BOA SORTE...RS

domingo, 28 de abril de 2013

Maionese de ovo cozido

Ingredientes:
- 2 ovos cozidos; 
- 1 pitada de sal; 
- 1 colher (das de sopa) de mostarda (HEINZ ou outra marca SEM AÇÚCAR) - opcional
- 1/2 xícara (das de chá) de suco de limão;
- 1 dente de alho amassado;
- 240 ml de azeite ou 400 ml de oleo (±).

Coloque no liquidificador os ovos cozidos amassados com um garfo, o sal e o suco de limão, e a mostarda, bata ligeiramente, até obter um creme.
Talvez não precise usar todo o suco de limão.
Coloque a metade e se formar o creme, não precisa acrescentar o limão restante.

Vire a tampinha central do liquidificador e vá colocando o azeite em filete fino até ficar homogêneo, bem durinha, quando ela endurecer pode desligar caso contrário ela desanda.
Virando esta tampinha central transparente, o filete de oleo ou azeite vai cair bem no centro do hélice do liquidificador, emulsinando corretamente.
Minha maior dificuldade ao fazer maionese no liquidificador (eu usava mais a batedeira) era que eu colocava tudo junto e a maionese desandava ao invés de formar um creme.
E eu deixava para acrescentar o limão no final, o que só piorava a situação.
Eu não chegava a perder a receita, já que usava a maionese desandada para fazer empadões.
Quando eu quero fazer empadões ou receitas assadas eu faço a receita com as gemas cruas, e para saladas ou patês, com ovos cozidos.

Fonte: aqui

Nenhum comentário: